Português
English
Español

Serviços

NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
     

NR 10 – Instalações e Serviços de Eletricidade

 

Poucas atividades são tão arriscadas e requer tantos cuidados quanto às atividades com a eletricidade. Dessa forma, o Ministério do Trabalho e Emprego regulamentou a norma nº 10 – NR 10 (Instalações e Serviços de Eletricidade).

Sempre que trabalhar com equipamentos elétricos, ferramentas manuais ou com instalações elétricas, você estará exposto aos riscos da eletricidade. E isso ocorre no trabalho, em casa, e em qualquer outro lugar.

NR 10 trata-se de um conjunto de procedimentos e requisitos da área de segurança em instalações elétricas e serviços com eletricidade, que visa garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

 

Como é Aplicada?

 

Aplica-se nas fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

 

Quem pode trabalhar com eletricidade?

 

Somente poderá trabalhar em instalações elétricas, os trabalhadores que possuírem treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e das principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas.

 

Riscos

 

Os riscos para quem trabalha com serviços e instalações com eletricidade são, via de regra elevados, podendo levar a lesões de pequena a grandes gravidades, dependendo da atividade exercida, mesmo quando expostos a eletricidades de baixa tensões, ela pode representar perigo a integridade e saúde do colaborador.

As instalações e os serviços em eletricidade demandam aos envolvidos inúmeros cuidados, portanto a necessidade do aperfeiçoamento e da atualização dos profissionais autorizados em intervir nas instalações e serviços em eletricidade.

 

Você sabia?

 

► Que, de maneira geral, as Normas Regulamentadora (NR) do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego estabelecem requisitos mínimos legais e condições com objetivo de implementar medidas de controle e sistema preventivos de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

 

► Que, de acordo com a Portaria 598 do MTE, de 07.12.2004, publicada no DOU de 08.12.2004, as intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50V em corrente alternada ou superior a 120V em corrente contínua somente podem ser realizadas por trabalhadores que atendam ao que estabelece esta Norma.

 

► Que a NR-10 se aplica a quaisquer trabalhos realizados nas proximidades de instalações elétricas, observando- se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes.

 

► Que a NR-10 também inclui outros profissionais que trabalhem próximos do risco elétrico, dentro da zona controlada e de risco.

 

► Que as empresas estão obrigadas a manter diagramas esquemáticos unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos, com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos dispositivos de proteção.

 

► Que só é considerado trabalhador qualificado para trabalhar com eletricidade aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.

 

► Que deve ser realizado um treinamento de reciclagem bienal e sempre que ocorrer:

 

1) a troca de função ou mudança de empresa;

2) o retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade por período superior a três meses;

3) modificações significativas nas instalações elétricas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho;

 

Consequências

 

As consequências dos acidentes com eletricidade são muito graves, provocam lesões físicas e traumas psicológicos, e muitas vezes são fatais.

Isso sem falar nos incêndios originados por falhas ou desgaste das instalações elétricas.

Talvez pelo fato de a eletricidade estar tão presente em sua vida, nem sempre você dá a ela o tratamento necessário.

 

Para não correr riscos você precisa se preparar para trabalhar com essa área que é extremamente perigosa. 

Clique aqui e veja como fazer um bom curso, seja presencial ou online.



Copyright 2011 - SP Qualidade.